Lã CSIRO

20 Mar

Lã CSIRO é uma investigação têxtil que impulsiona a aplicação da ciência para ajudar produtores de lã a sobreviver num mundo em rápida mutação.

Benefícios da indústria de pesquisa da Lã

Dr. Nigel Johnson diz que o CSIRO tem estado na vanguarda da investigação têxtil de lã durante mais de 50 anos, ajudando a lã competir com os produtos sintéticos cada vez melhores.

Foi responsável pelo desenvolvimento de uma melhor avaliação e especificação de propriedades das fibras, para o vestuário de lã, Sirospun ™ e Solospun ™ para tecidos mais leves, Sportwool ™ para controle de humidade de moda desportiva e ™ Optim para mais finas, mais macias e luxuosas roupas.

Novas oportunidades

Em 2006, CSIRO concluiu um projeto pensando no futuro da ciência emergente que pode impactar na lã, positiva ou negativamente.

Estes estudos prevêem oportunidades para a lã de aumentar o domínio de nano e biotecnologia, melhorar o seu desempenho nos mercados tradicionais e, eventualmente, a abertura de novos.

O projecto também revelou, contudo, que os preços mais elevados de óleo à base de fibras sintéticas são susceptíveis de aliviar a pressão sobre a lã.

Para os mercados de vestuário, a lã é ainda uma fibra notável, com qualidades únicas. No entanto, as fibras alternativas são cada vez melhores, e direccionada aos usuários finais específicos.

 Os produtos futuros

Projetos futuros CSIRO incluem:

  • Pesquisa em vestuário de lã de protecção para evitar rasgos na pele e lesões de impacto na população idosa
  • Um novo processo para produzir lã permanentemente mais brilhante, mais branca que está sendo comercializado – o objetivo é fazer com que roupas de lã mais atraente no ponto de venda, e mais competitivo com algodão e sintéticos em determinados mercados
  • Trabalhando para trazer a produtividade de tecnologia Murata Vortex girando a lã – o sucesso vai abrir novos mercados para a lã de fibra curta e obter produtos de lã para a prateleira de varejo a um custo substancialmente menor
  • Pesquisa de nanotecnologia para melhorar as propriedades e funcionalidade de produtos de lã levou ao desenvolvimento de tecnologia rápida merino seco.

mais informações: http://www.csiro.au/Outcomes/Materials-and-Manufacturing/Innovation/Innovation-vital-to-keeping-wool-profitable.aspx

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: