14 Mar

A lã é uma fibra têxtil obtida a partir de ovelhas e outros animais (cabras, cashmira, mohair, boi-almiscarado, qiviut, vicunha, alpaca, camelo e coelho angora).

Características:

  • A lã é frisada, elástica e cresce em “molhos”
  • O facto de ser frisada facilita a formação do fio dado que ajuda as fibras individuais a aderirem umas às outras. Por causa deste frisado, os tecidos de lã são mais volumosos que outros tecidos e retêm ar, funcionando como um excelente isolamento tanto do calor como do frio.
  • As fibras de lã são hidrófilas, por isso absorvem a humidade.
  • A lã Absorve o som.
  • As fibras de lã são também muito reisitentes ao calor intenso e ao fogo dado que retardam o alastramento das chamas, não derretem, não são tóxicas e são “self-extinguishing”. O seu uso é especifico para ambientes de grande segurança como comboios e aviões e é também muito utilizada em fatos de bombeiros e soldados.
  • A lã é resistente à electricidade estática.
  • É hipoalergénica.

Qualidade:

A qualidade da lã é determinada pelo diâmetro, frisado, cor e resistência da fibra, sendo que o diâmetro da fibra é a característica decisiva na qualidade e, consequentemente, no preço.

A lã merino é muito fina (12 a 14 microns), enquanto que a lã de ovelha é mais grosseira. Se a ovelha é stressada aquando do crescimento da pelagem, esta fica fragilizada e tem maior probabildade de romper.

Lãs mais finas e delicadas são utilizadas para vestuário, enquanto que lã mais grosseira é usada para tapetes, por exemplo. Lã mais grossira é mais resistente mas lã mais delicada é mais suave.

Usos:

Para além de vestuário, a lã também é utilizada para cobertores, selas de cavalos, feltro, carpetes, isolamento e forros de sofás e poltronas. É tambem utilizada em pianos e para absorver odores e som em maquinaria pesada. Os gregos e romanos utilizavam lã para forrar capacetes e escudos.

Também é utilizada para cobrir fraldas de pano dado que o seu interior é hidrófilo (atrai a humidade) e o exterior é hidrofóbico (repele a água). Ao ser tratada com lanolina, torna-se resistente à água, permeável ao ar e anti-bacteriana. Estudos provam que roupa interior de lã previne assaduras provocadas por calor e suor porque absorve a humidade mais eficientemente que outras fibras. Também é utilizada para produtos para bebés como cobertores.

Sendo uma proteína animal, a lã pode ser utilizada como fertilizante para o solo, sendo uma fonte de nitrogénio e aminoácidos de libertação lenta.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: